Hoje vamos listar algumas práticas recomendadas na hora de criar o seu anúncio gráfico para respostas diretas - ou seja, focado na ação do usuário, seja ela qual for, em vez de apenas em uma mensagem de marca (ou branding).

Vamos lá!

Se estiver criando um anúncio gráfico e tem um objetivo de resposta direta, os seus anúncios precisam captar a atenção do usuário, entregar informações-chave e encorajar o usuário a clicar no anúncio e explorar o seu site.

1 - Chamado à ação

Um botão com um chamado à ação (ou call-to-action para os que preferem) encoraja os usuários a clicarem no seu anúncio e os deixa claramente a par do que vem a seguir. No entanto, enquanto chamados à ação como "Compre agora!" sejam comuns, são também muito insistentes.

Usar chamados à ação indiretos como "Conheça agora" ou frases curtas como "Conheça Seu Sonho" ajudam a encorajar uma ação sem demandar um compromisso muito forte do seu usuário.

Lembrem-se! Pedir um compromisso alto muito cedo pode ser intimidador para os usuários - especialmente para produtos e serviços mais complexos.

Teste sempre diversos chamados à ação para aprender qual o que tem melhor desempenho para você.

2 - Chamado à ação em todos os quadros

Inclua um chamado à ação ou uma mensagem chave em cada quadro de seu anúncio - especialmente no quadro final. Isso garante que você vai conseguir entregar a mensagem, não importando quando o anúncio chamará a atenção do usuário. Quando sua animação parar, seu anúncio continuará exibindo esta mensagem.

Lembre-se! O time da DoubleClick Rich Media sugere que a animação do seu anúncio tenha até 15 segundos.

3 - Marca da empresa

Mantenha a marca de sua empresa ou produto em todos os quadros. Isso vai destacá-lo, pode aumentar a credibilidade do anúncio e até mesmo o seu CTR (taxa de cliques ou click-through rate).

Se não for possível, procure exibir a sua marca pelo menos no último quadro dos anúncios animados, para garantir que ela fique visível mesmo depois da animação acabar.

Lembre-se! Marcas não são importantes só anúncios de branding. Eles podem garantir ótimos resultados para resposta direta também.

4 - Preço e promoção

Quanto mais informação de preço um cliente em potencial obtém de seu anúncio, melhor. Considere colocar preços promocionais ou ofertas especiais como frete grátis ou boas condições de parcelamento. Ofertas de descontos usando códigos exibidos no anúncio podem atrair a atenção.

Se os usuários não se interessarem pelo preço ou oferta, não clicarão em seu anúncio. Isto pode economizar alguns cliques indesejados para você, já que o importante é que clientes em potencial, que tenham interesse em seus produtos, cliquem em seus anúncios.

Lembre-se! É super-indicado que seu anúncio tenha um preço ou uma promoção clara para que a experiência de usuário seja positiva e que você tenha um bom retorno sobre o seu investimento.

5 - Deixe claro o valor do produto

Inclua uma mensagem clara para destacar os benefícios do seu produto ou serviço. Os clientes em potencial devem se sentir como se estivessem perdendo algo ao não clicar no anúncio.

Lembre-se! Fotos e textos genéricos, que não descrevem claramente o seu produto ou serviço, podem confundir usuários e prejudicar as conversões.

6 - Crie uma sensação de urgência

Mostre para o usuário que a resposta para seu anúncio requer uma certa urgência. Falar de prazos, quantidade ou disponibilidade podem persuadir os clientes em potencial a considerarem melhor a mensagem do seua anúncio.

Lembre-se! Anúncios mostrando contadores podem ser desprezados pelo usuário. Também podem ter uma imagem negativa na imagem da sua marca.

7 - Escolha com cuidado as cores e imagens

Defina as cores de seu anúncio de forma que combine com a sua imagem ou com a marca de sua empresa. Use cores agradáveis para leitura no fundo e nas fontes. Cores muito brilhantes podem ser desagradáveis e difíceis de ler.

Lembre-se! Procure combinar o fundo do seu anúncio com a imagem que você está usando.

8 - Equilibre texto e imagens

No anúncio gráfico você tem a vantagem do uso de imagem e texto para passar sua mensagem. Textos e imagens que tenham a ver um com o outro podem ajudar os usuários a lembrarem de seu anúncio muito depois de tê-lo visto.

Lembre-se! Uma imagem que identifique bem o seu produto ou serviço pode ser mais efetiva do que várias imagens menos relevantes e menos impactantes visualmente.

9 - Use uma página de destino relevante

Leve os usuários para a página de destino mais relevante, aquela do produto ou serviço descrito pelo anúncio. A mensagem na página de destino deve ser a mesma de seu anúncio: o mesmo produto, a mesma oferta.


Lembre-se! Alinhe o visual de seu anúncio com o da página de destino, para que os usuários saibam que chegaram no lugar certo em seu site.

10 - Tenha várias opções

Crie seu anúncio em todos os formatos para garantir que ele possa ser exibido em todos os sites possíveis da Rede de Display Google. Alguns sites em nossa rede, que podem ser ideais para sua oferta, oferecem apenas alguns formatos específicos. Se o seu anúncio não tiver um desses formatos, não poderá ser exibido nestes sites.

Lembre-se! Inclua anúncios de texto que complementem os seus anúncios gráficos para uma cobertura ainda mais completa. Alguns sites realmente interessantes aceitam apenas anúncios de texto.

É isso aí, pessoal. Aproveitem estas dez dicas para quem quer criar bons anúncios gráficos para campanhas de resposta direta na Rede de Display Google.

Quem tiver mais dicas, fiquem à vontade para comentar nosso artigo compartilhando suas ideias também! Ou, se preferirem, visitem nosso fórum de discussão.

Postado por Bruno, da equipe Por dentro do AdWords